Uma das principais dúvidas de um paciente ao colocar aparelho fixo é como escovar os dentes e manter a boca limpa, já que o aparelho ortodôntico dificulta a escovação e o uso do fio dental. Uma higiene bucal adequada é muito importante para evitar cáries e doenças gengivais. Pensando nisso, a Maxiclin separou algumas dicas para que você saiba como cuidar dos seus dentes com aparelho fixo e mantê-los sempre saudáveis!

Primeiro, escolha as escovas certa. A escova ideal para aparelhos fixos é pequena e com cerdas macias, com ângulos que permitam alcançar os espaços no interior da boca. O aparelho é composto por braquetes, fios, bandas e arco, espaços que costumam prender restos de comida e armazenar placa bacteriana. Por isso, existem escovas que facilitam a limpeza desses espaços, como a escova bitufo e a escova interdental.

Utilizar os instrumentos certos vai facilitar muito o seu trabalho na hora de manter a boca limpa. É essencial que a escova não machuque a sua gengiva nem cause traumas que possam inflamar ou causar erosão nos dentes.

Usar fio dental se torna uma tarefa complicada quando se usa aparelho ortodôntico, mas esse processo pode ser facilitado com o uso do passa fio, uma espécie de agulha de plástico que permite que você passe o fio dental por baixo do arco.

Para terminar, fazer bochecho com soluções que possuam flúor, uma vez por dia, para proteger o esmalte dos dentes e evitar o acúmulo de placa bacteriana.

Uma alimentação controlada pode ajudar no processo de escovação dos dentes e manutenção do aparelho.

Para cuidar melhor da saúde bucal, deve-se reduzir o consumo de açúcares, que podem causar cárie, e de alimentos muito gordurosos que grudem no aparelho.

Alimentos muito duros, como grãos, por exemplo, devem ser evitados, pois podem danificar o aparelho.

O importante é não ter preguiça de manter os dentes limpos. A escovação com o aparelho fixo pode levar tempo, mas é a única maneira de proteger seus dentes e sua boca de doenças e cáries.