Se ao acordar você sente a musculatura da mandíbula dolorida, sente dores de cabeça, tensão nos ombros, zumbido no ouvido, dificuldade para mastigar ou bocejar, talvez você esteja sofrendo de bruxismo, fenômeno mais conhecido como “ranger os dentes”. É um problema bastante comum que atinge em torno de 15% da população, desde crianças a idosos, e pode ser solucionado a partir de uma consulta com nossos dentistas.

O bruxismo é um problema que pode ser causado por questões emocionais, como estresse e ansiedade, mas também pode ocorrer em função do posicionamento dos dentes.

Quem sofre deste transtorno movimenta involuntariamente a dentadura, apertando-a. Isto pode trazer dor à mandíbula e ao pescoço, bem como fortes dores de cabeça, podendo, inclusive, ser diagnosticada como enxaqueca. Nesta condição, a pressão feita durante o sono pode ser superior a 100 kg, o que ocasiona, em grande parte das vezes, um visível desgaste dentário que pode chegar a destruir o osso circunvizinho e o tecido da gengiva.

Como o bruxismo é um hábito inconsciente e se manifesta principalmente durante o sono, muitas vezes é identificado pelo parceiro ou pelos pais do paciente. Também pode ocorrer que o próprio afetado perceba o problema ou que seja diagnosticado pelo dentista.

O odontólogo responsável pode optar por prescrever a utilização de aparelho ortodôntico e uma placa mio relaxante feita sob medida para cada paciente – que deverá utilizar a placa para dormir. Também podem ser prescritas aplicações de botox com finalidade terapêutica, onde os músculos solicitados neste movimento serão imobilizados e assim haverá uma tendência de redução das dores.

Além das técnicas disponibilizadas pelo dentista, a acupuntura tem se tornado muito comum para o combate ao bruxismo. Outras ferramentas valiosas para uma noite de sono tranquila e restauradora incluem técnicas de relaxamento como ioga, meditação e até o famoso chazinho da vovó.

Se você sente que pode estar rangendo os dentes e deseja não sofrer com os danos do bruxismo, venha nos visitar e faça uma avaliação com nossos profissionais dentistas.

São muitas as possibilidades de combate ao bruxismo disponíveis para você!