Clareamento dental dói?

Esta é uma pergunta muito frequente. Sempre que postamos sobre clareamento ou que um paciente marca uma avaliação, vem o questionamento :” Clareamento dental dói?”.

clareamento dental em si não é um procedimento necessariamente doloroso, uma vez que não é invasivo, porém muitos pacientes relatam um aumento acentuado na sensibilidade dentária, tanto quando ingerem alimentos gelados, quentes e alguns relatam algum desconforto até para falar.

Os agentes clareadores presentes tanto no gel utilizado para clareamento com luz (conhecido como clareamento a laser) quanto o gel utilizado para clareamento dental caseiro, tem em sua composição agentes despigmentantes, conhecidos como cáusticos, que podem sim trazer essa sensibilidade temporária.

Como fazer para diminuir a sensibilidade dentária do clareamento?

Porém, como para cada problema buscamos uma solução, há a possibilidade de seu dentista aplicar o dessensibilizante, que reduz drasticamente os relatos de dor relacionados ao clareamento dental. O que costumamos ouvir é : se ficar com o sorriso branquinho tem esse preço, vale a pena pagar”.

Além disso, voltamos a ressaltar a importância de você buscar um dentista de confiança, que saiba isolar adequadamente sua gengiva para o clareamento em consultório e até mesmo indicar o gel adequado para seu caso quando você optar pelo clareamento caseiro. “Não adianta querermos o maior clareamento em pouco tempo se este não for adequado ao caso do paciente. Cabe ao dentista essa adequação, para evitar danos ao paciente. Alguns destes danos podem ser irreversíveis, como quando o gel tem uma porcentagem muito alta e o paciente não é orientado sobre a forma correta de fazer a aplicação do gel clareador e uma lesão gengival pode ser causada”, alerta o Dr. Luciano Camargo Rocha.

Fitas clareadoras: usar ou não?

Além disso, o Dr. Luciano também alerta sobre o risco do uso de fitas clareadoras, uma vez que comprando essas fitas, o paciente não recebe a orientação adequada e pode ter danos permanentes aos dentes e a gengiva.

Se ainda assim você tiver dúvidas, consulte um dentista, ele vai te explicar direitinho.

Clareamento

Clareamento: renovação do sorriso.