Dor de dente: socorro!

Entre as causas mais comuns de as pessoas buscarem o dentista fora do cronograma habitual de limpezas (a cada seis meses) está a dor de dente, e quando o dente dói, especialmente quando a dor surge repentinamente, o que traz muitas dúvidas sobre a origem dessa dor, o que somente poderá ser identificado por seu dentista, que fará testes e exames para avaliar a origem da dor, mas vamos as mais comuns:

DOR DE DENTE – CANAL

Muitas pessoas acreditam que a dor de dente que será solucionada com tratamento de canal é gerada somente a partir de uma cárie profunda, porém são diversas as razões que podem levar a um tratamento de canal, também conhecido como TERAPIA ENDODÔNTICA.

Quando a polpa do dente inflama ou infecciona, quando há trincas causadas por traumas, o dente está quebrado ou mesmo com uma cárie profunda, em grande parte dos casos a lesão chega até o canal dentário, que precisa ser limpo e tratado. Segue uma imagem que ilustra como é a estrutura dentária e como as limas trabalham para “limpar” a contaminação que causa a inflamação ou infecção:pg20_tratamento_endodontico

Após limpar o canal e extrair o nervo que foi danificado (e portanto perdeu sua função de ‘doer” como sinal de que algo está errado), o dentista sela o dente e reconstrói sua parte superior, conhecida como coroa dentária.

BRUXISMO

Há casos de dor de dente causados pelo bruxismo ou apertamento dos dentes durante a noite ou mesmo durante o dia, e essa dor tende a cessar quando o paciente está mais tranquilo ou utiliza a placa miorrelaxante recomendada para corrigir este movimento que quase sempre é inconsciente.

DOENÇA PERIODONTAL

Outras vezes a dor pode ser causada por doença periodontal, em que a gengiva fica extremamente sensível ao ponto de sangrar e comprometer a estrutura dentária que sustenta os dentes, também causando dor.

Estas são as causas principais de dor de dente, porém é sempre recomendado que você procure um dos profissionais da MAXICLIN para que não restem dúvidas e você possa sorrir com segurança e tranquilidade.